Gustavo Zanardi - Ortodontista

Campanha Dezembro Laranja: cuidados precoces, sorrisos para toda a vida!
Vocês sabem qual a idade ideal para a levar seu filho(a) na primeira consulta com o ortodontista? Clique aqui e descubra!!!

  • 01/12/2018
Campanha Dezembro Laranja: cuidados precoces, sorrisos para toda a vida!

Qual a idade ideal para a 1a consulta com o ortodontista? Resposta correta: 6 anos.

O monitoramento ortodôntico deve começar cedo.

Segundo as Associações Americana e Brasileira de Ortodontia (AAO e ABOR), a primeira visita ao Ortodontista deve ocorrer até os 7 anos. Considerando que, atualmente, muitas crianças brasileiras possuem a idade dentária adiantada em relação à idade cronológica e muitas vezes trocam os dentes mais precocemente, 6 anos é uma ótima idade para a primeira consulta ortodôntica.

Os primeiros molares e os incisivos centrais permanentes estão chegando e o diagnóstico dos distúrbios irruptivos, das maloclusões relacionadas a hábitos bucais deletérios (sucção não nutritiva, roer unhas, chupar dedo ou chupeta, respiração bucal, deglutição ou fonação atípicas) e também do Padrão III (prognatismo mandibular e retrusão maxilar) pode ser realizado em momento oportuno! Se diagnosticamos precocemente algum problema, melhor é o seu prognóstico, ou seja, maiores são as chances de tratá-lo adequadamente.

A partir dessa idade (6 anos), na prática privada, recomendo consultas semestrais de MONITORAMENTO do desenvolvimento da dentição e da face até a troca completa dos dentes (dentição permanente). Na rede pública, as crianças deveriam ser examinadas por um especialista aos 6, aos 9 e aos 12 anos de idade, pelo menos. Mas você deve estar pensado: “A rede pública não possui ortodontistas!” Isso porque estamos atrasados! Na Escandinávia, a Ortodontia foi agregada à rede pública em 1963! Em 1974, virou lei: o Ortodontista passou a compor a rede de especialidades e Saúde Pública. 

O que isso quer dizer? Os europeus já sabiam naquela época o que sabemos hoje: prevenir é mais barato que remediar! Ou seja, a prevenção dos problemas é mais simples, dá melhores resultados e é economicamente compensador! E que o bem-estar e a autoestima elevada são essenciais à saúde! Vamos copiar países que deram certo e que admiramos???

Vamos juntos disseminar a idéia de que a primeira consulta ortodôntica deve ocorrer aos 6 em vez dos 12 anos de idade? As famílias, os pais, os clínicos gerais, os pediatras e odontopediatras devem ser muito bem instruídos para essa atitude condizente com a ciência de um novo milênio. A prevenção é a maior expressão de bem-estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde! 

DEZEMBRO LARANJA: CUIDADOS PRECOCES, SORRISOS PARA TODA A VIDA! A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas idéias. É, ainda, a cor do @partidonovo30, criado por cidadãos comuns para renovar a política e o primeiro e único partido que não usa dinheiro público! Vamos espalhar esta idéia???


Leia Também
Diario de Bordo

Curso da ABOR-SC com Prof. Dr. Renato Parsekian Martins

  • 08/07/2019

Tivemos em Florianópolis um excelente Curso com o Prof. Renato Martins, pela ABOR-SC. Muita biomecânica e uma pitada de ortodontia digital!

Continue lendo
Diario de Bordo

Dr. Gustavo Zanardi é aprovado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial - BBO

  • 05/06/2019

Após passar por um exame bastante rigoroso, Dr. Gustavo Zanardi é aprovado no Board Brasileiro de Ortodontia - BBO.

Continue lendo
Diario de Bordo

Board Brasileiro de Ortodontia - BBO

  • 01/04/2019

O que é um ortodontista diplomado pelo board? O ortodontista é um cirurgião-dentista que completou um curso de pós-graduação em Ortodontia reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Continue lendo