Gustavo Zanardi - Ortodontista

A Importância do uso adequado dos Dispositivos de Contenção
Você sabia que quase 1/3 dos pacientes precisa retratar pois não usou o aparelho de contenção conforme recomendado?

  • 20/04/2018
A Importância do uso adequado dos Dispositivos de Contenção

Você sabia que quase 1/3 das pessoas que já usaram aparelho tiveram que colocar aparelho novamente para consertar os dentes que entortaram ou se espaçaram? E você sabia que isso ocorreu porque elas NÃO usaram a contenção (ou aparelho móvel) conforme recomendado pelo seu ortodontista????

O que são aparelhos de contenção?

Os dispositivos de conteção são aparelhos utilizados para segurar os dentes na posição final alcançada por um período mínimo para que eles não retornem à posição original (o que é chamado de RECIDIVA). Isso ocorre pois as fibras do ligamento periodontal (mistrar desenho bonito (parte tecnica/conhecimento) possuem uma “memória” que dura, em média, 2 anos.

Quais os tipos de contenção?

Existem diversos aparelhos de contenção: fixos, removíveis, estéticos, metálicos, cada um com suas vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações.

Como escolher o tipo de contenção ideal para o meu caso?

Isso depende do tipo de problema inicialmente apresentado. Determinados tipos de maloclusões exigem certos tipos de contenção específica que será mais eficaz! 

A etapa de contenção na MedCal:

Em nossa clínica, temos preferência por contenções removíveis estéticas na arcada superior (alinhadores passivos mais espessos, como o Vivera Retainer da Invisalign ou o Essix Clear Retainer da Dentsply) que deverão ser utilizadas por 2 anos, sendo no primeiro ano uso integral (20 a 22h/dia), removendo apenas durante as refeições, e no segundo ano, para uso caseiro/noturno (12h/noite). Na arcada inferior, preferimos dispositivos fixos colados na face interna dos dentes inferiores (fio ortodôntico importado da Reliance Orthodontics), especialmente para evitar a reabertura de espaços e o apinhamento anterior inferior. Em alguns casos específicos, utilizamos também contenções estéticas removíveis na arcada inferior, a semelhança do arco superior. Quem definirá isso é o seu ortodontista, a partir de uma avaliação criteriosa do seu caso.

Além disso, sempre entregamos aos nossos pacientes um Termo de AUTORIZAÇÃO PARA REMOÇÃO DOS APARELHOS ORTODÔNTICOS, onde consta qual(is) tipo(s) de dispositivo(s) de contenção está(ão) indicado(s) e como funciona essa etapa do tratamento, onde continuamos lhe atendendendo durante pelo menos 2 anos após a finalização do tratamento ativo.

Para que servem as Contenções?

Os Dispositivos de Contenção tentam evitar a tendência natural dos dentes se movimentarem e têm um custo conforme contratado no início do tratamento. A Ortodontia Contemporânea aceita a instabilidade no pós-tratamento ortodôntico. Embora alguns casos permaneçam iguais, a imensa maioria mostra alteração no posicionamento dentário com o passar do tempo. Algumas alterações são recidivas (tendência do dente voltar à sua posição original), mas muitas são inerentes à maturidade e ao envelhecimento da face. A alteração mais frequente é o apinhamento dos dentes inferiores. Devido a sua alta prevalência, isto poderia ser considerado normal para os humanos, como característica do envelhecimento. Daí a importância dos Dispositivos de Contenção.

Hoje em dia, podemos citar como objetivos do tratamento ortodôntico: saúde, estética, função e estabilidade! Não basta ser bonito se não for duradouro... E não esqueça: a não utilização adequada dos Dispositivos de Contenção poderá prejudicar a ESTABILIDADE do tratamento efetuado.


Leia Também
Diario de Bordo

Curso da ABOR-SC com Prof. Dr. Renato Parsekian Martins

  • 08/07/2019

Tivemos em Florianópolis um excelente Curso com o Prof. Renato Martins, pela ABOR-SC. Muita biomecânica e uma pitada de ortodontia digital!

Continue lendo
Diario de Bordo

Dr. Gustavo Zanardi é aprovado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial - BBO

  • 05/06/2019

Após passar por um exame bastante rigoroso, Dr. Gustavo Zanardi é aprovado no Board Brasileiro de Ortodontia - BBO.

Continue lendo
Diario de Bordo

Board Brasileiro de Ortodontia - BBO

  • 01/04/2019

O que é um ortodontista diplomado pelo board? O ortodontista é um cirurgião-dentista que completou um curso de pós-graduação em Ortodontia reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Continue lendo