Gustavo Zanardi - Ortodontista

Preciso extrair os dentes do siso?
Quem já ouviu a seguinte frase: Se você não extrair os "dentes do siso", eles irão entortar (apinhar) os outros dentes, principalmente depois do tratamento ortodôntico?

  • 10/12/2017
Preciso extrair os dentes do siso?

Quem já ouviu a seguinte frase: Se você não extrair os "dentes do siso", eles irão entortar (apinhar) os outros dentes, principalmente depois do tratamento ortodôntico?

- O apinhamento tardio dos incisivos inferiores pode ocorrer entre os 16 e os 30 anos e acontece também em indivíduos que possuem agenesia/ausência congênita dos terceiros molares (sisos).

- Os sisos acabam levando a culpa pois o apinhamento normalmente coincide com a época da erupção desses dentes. Como dentes em erupção provocam pressão, parece óbvio, até para os Dentistas, que esta é a causa do apinhamento tardio dos incisivos. Porém, isso não é verdade!

- Mas se não há força de erupção capaz de causar este apinhamento, o que realmente acontece? No final da adolescência, a mandíbula (maxilar inferior) tem um crescimento tardio, que não é acompanhado pelo crescimento maxilar superior. Assim, os dentes se movimentam para compensar esta diferença. O mais comum é os dentes incisivos inferiores inclinarem para trás, apinhando. No entanto, outras duas reações (menos comuns) ao crescimento tardio da mandíbula podem acontecer: (1) os incisivos inferiores não mudam de posição e empurram os incisivos superiores para frente, abrindo diastemas (espaços) entre os dentes superiores; ou (2) uma forte oclusão anterior dos dentes superiores com os inferiores empurram a mandíbula para trás, causando uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM = articulação da mandíbula com a base do crânio), deslocando o disco articular e ocasionando dor e disfunção (DTM).

- Na maioria das pessoas, os terceiros molares estão impactados porque não há espaço para sua erupção. Nesta condição, podem até dificultar o deslocamento dos outros dentes para trás durante o crescimento mandibular remanescente e talvez determinem o grau de apinhamento que ocorrerá (maior ou menor), mas nunca são a causa dele.

- No entanto, isso não significa que os terceiros molares não devam ser removidos. Sempre que não houver espaço para os sisos nascerem, eles devem ser extraídos. Se você quer saber por que, acompanhe nosso próximo post sobre o assunto.

- Procure sempre um profissional qualificado. Seu sorriso merece um Especialista!


Leia Também
Diario de Bordo

Dr. Gustavo Zanardi é aprovado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial - BBO

  • 05/04/2019

Após passar por um exame bastante rigoroso, Dr. Gustavo Zanardi é aprovado no Board Brasileiro de Ortodontia - BBO.

Continue lendo
Diario de Bordo

Board Brasileiro de Ortodontia - BBO

  • 01/04/2019

O que é um ortodontista diplomado pelo board? O ortodontista é um cirurgião-dentista que completou um curso de pós-graduação em Ortodontia reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Continue lendo
Diario de Bordo

Curso da ABOR-SC com Dr. Bruno Furquim em Florianópolis, SC

  • 16/03/2019

O Prof. Dr. Bruno Furquim ministrou "A Ortodontia Revisitando a Função", onde foram abordados aspectos sobre as assimetrias e as ATMs, aparelho funcional fixo na Classe II, aparelho de protrusão mandibular para apneia do sono e muito mais!

Continue lendo