Gustavo Zanardi - Ortodontista

Qual aparelho ortodôntico é mais eficiente: Invisalign ou Aparelho Fixo?
para os Ortodontistas, o maior custo com material é compensado pelo menor tempo de tratamento. Já o tempo dispendido para planejar e tratar os casos com Alinhadores está relacionado à experiência do profissional.

  • 09/12/2017
Qual aparelho ortodôntico é mais eficiente: Invisalign ou Aparelho Fixo?

Qual aparelho ortodôntico é mais eficiente: Invisalign ou Aparelho Fixo?
 

- Lembrando que eficiência refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. É atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, tempo, materiais e pessoas. Pois bem, foi publicado no Angle Orthodontist em 2014 esse artigo bastante interessante coordenado pelo Dr. Peter Buschang, renomado professor do Baylor College of Dentistry, Dallas, Texas.
 

- Objetivos: comparar a eficiência de tempo entre a terapia com alinhadores estéticos (Invisalign) e o tratamento com Aparelho Fixo Convencional (Edgewise), com grandes amostras de pacientes tratados pelos mesmos ortodontistas altamente experientes, com os mesmo objetivos para ambos os grupos.
 

- Materias e Métodos: foram selecionados 150 pacientes (retrospectivos) tratados com Aparelho Fixo Convencional e comparados a 150 casos (prospectivos) tratados com Invisalign, baseado no grau de apinhamento inferior e número de dentes girados. Todos os pacientes foram tratados em uma única clínica privada e possuíam problemas similares: relação de Classe I, apinhamentos  

- Resultados:
 

- Aparelho Fixo:
✔️ mais visitas ao ortodontista (60-70% = pelo menos 4 a mais);
✔️ tratamentos de duração maior (pelo menos 5 meses e meio a mais);
✔️ mais consultas de urgência/emergência (pelo menos 1 a mais);
✔️ maior tempo de atendimento de cadeira nos casos de urgência/emergência (pelo menos 7 minutos a mais); ✔️ maior tempo total de cadeira/atendimento (94 minutos);

- Invisalign:
✔️ maior custo total de material;
✔️ requer maior tempo do ortodontista (planejamento virtual, clincheck, etc.)

Conclusão: para os Ortodontistas, o maior custo com material é compensado pelo menor tempo de tratamento. Por outro lado, o tempo dispendido para planejar e tratar os casos com Alinhadores está diretamente relacionado à experiência do profissional e ao número de casos tratados com Invisalign.

E você, qual aparelho prefere?


Leia Também
Diario de Bordo

Entrevista na TV sobre tratamento ortodôntico

  • 06/08/2019

Dr. Gustavo participou na última semana de uma entrevista na televisão para falar sobre ortodontia, a importância da idade certa para primeira avaliação, tipos de aparelhos e muito mais... confira!

Continue lendo
Diario de Bordo

Curso da ABOR-SC com Prof. Dr. Renato Parsekian Martins

  • 08/07/2019

Tivemos em Florianópolis um excelente Curso com o Prof. Renato Martins, pela ABOR-SC. Muita biomecânica e uma pitada de ortodontia digital!

Continue lendo
Diario de Bordo

Dr. Gustavo Zanardi é aprovado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial - BBO

  • 05/06/2019

Após passar por um exame bastante rigoroso, Dr. Gustavo Zanardi é aprovado no Board Brasileiro de Ortodontia - BBO.

Continue lendo