Gustavo Zanardi - Ortodontista

A Importância da finalização na estabilidade do tratamento ortodôntico
A finalização é uma das etapas mais importantes do tratamento ortodôntico e exerce papel fundamental na estabilidade, além de resultar em melhor estética final do sorriso.

  • 15/02/2017
A Importância da finalização na estabilidade do tratamento ortodôntico

A finalização é uma das etapas mais importantes do tratamento ortodôntico. Nessa fase, é importante realizar fotografias, solicitar radiografias para avaliar a posição e inclinação das raízes dos dentes e também realizar moldagens ou escaneamento 3D das arcadas dentais, para buscar um resultado melhor e mais estabilidade no tratamento.

O tempo de duração dessa etapa varia de acordo com cada caso, mas uma média razoável pode ser determinada entre 6 a 8 meses. A cooperação do paciente no uso dos elásticos intermaxilares é imperativa e influencia diretamente no tempo até a remoção da aparelhagem.

Em nossa clínica, sempre fazemos um check-list completo que contém parâmetros que devem ser atingidos, tais como: linhas médias dentárias, overjet (sobressaliência), overbite (sobremordida), relação molar, relação de caninos, guias de desoclusão anterior e laterais), alinhamento e nivelamento de todos os dentes, incluindo segundos e terceiros molares, quando presentes nas arcadas, corretas inclinações vestibulo-linguais (torque) e mesio-distais (angulações) das coroas e raízes dos dentes, nivelamento das cristas marginais, compelto fechamento de triângulos negros entre os dentes ("black spaces"), coordenação dos arcos e perfeita oclusão/engrenamento das arcadas, exposição de incisivos em repouso e durante a fala e o sorriso, corredor bucal, perfil facial, selamento labial, dentre outras inúmeras características dentais e faciais.

Devemos lembrar que tratamos pessoas diferentes e cada uma apresenta características próprias que devem ser respeitadas, sendo assim, a finalização é completamente diferente e personalizada de um paciente para outro. Ora é necessário recolar bráquetes (peças ortodônticas), ora se faz necessário realizar dobras de finalização nos fios ou arcos ortodônticos (essa última alternativa é muito mais comum em nossa clínica e representa nossa preferência). Não medimos esforços para atingir os nossos objetivos finais do tratamento e, principalmente, resolver completamente as queixas de nossos pacientes.


Leia Também
Diario de Bordo

Entrevista na TV sobre tratamento ortodôntico

  • 06/08/2019

Dr. Gustavo participou na última semana de uma entrevista na televisão para falar sobre ortodontia, a importância da idade certa para primeira avaliação, tipos de aparelhos e muito mais... confira!

Continue lendo
Diario de Bordo

Curso da ABOR-SC com Prof. Dr. Renato Parsekian Martins

  • 08/07/2019

Tivemos em Florianópolis um excelente Curso com o Prof. Renato Martins, pela ABOR-SC. Muita biomecânica e uma pitada de ortodontia digital!

Continue lendo
Diario de Bordo

Dr. Gustavo Zanardi é aprovado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial - BBO

  • 05/06/2019

Após passar por um exame bastante rigoroso, Dr. Gustavo Zanardi é aprovado no Board Brasileiro de Ortodontia - BBO.

Continue lendo